quinta-feira, 10 de julho de 2014

The Maze Runner - Correr ou Morrer (atualizado)

Olá!
O primeiro texto do Paginando e de cara falo de The Maze Runner, que tal? Acho que estou começando bem :P
Pois é, entrei no hype e resolvi falar deste livro que foi adaptado e está chegando às telonas! Na verdade conheci a série no início deste ano, quando muito material sobre o filme estava sendo liberado e praticamente todos os sites e blogs que falam de livros e filmes comentavam sobre.
Após conhecer um pouco resolvi ler o primeiro volume. Comprei em março, se não me engano, porém ele ficou guardado na minha prateleira por um tempo… Até que resolvi passá-lo na frente de um monte de livros empoeirados.

A história conta a trajetória de Thomas, um garoto que chega num lugar chamado Clareira por um elevador. Os fatos intrigantes começam a partir de então, pois suas memórias foram apagadas e ele só lembra do próprio nome, como todos que chegam a este lugar. A propósito, chega um garoto por mês para viver na Clareira.
Desde seus primeiros momentos na Clareira, Thomas já participa de eventos e situações estranhas, e os mistérios começam a surgir.
Ao decorrer da história conhecemos o tal labirinto que cerca o lugar onde os garotos moram, as tarefas que existem e quem as realiza, o perigo dentro do labirinto e o que os move e dá forças para viver ali.
O livro é contado a partir do ponto de vista do personagem principal, tudo o que se sabe é o que Thomas consegue descobrir, então, não há como saber de tudo quando se quer. Os mistérios levantados no livro nem sempre são resolvidos, porém muitas questões se entrelaçam e formam um suspense legal, instigando a curiosidade.
Desde o início do livro me senti preso a ele, capítulo a capítulo, para descobrir o que viria a seguir, pois ao terminar um capítulo, a história ficava mais interessante e com jogadas certas de informações que abriam as portas da curiosidade.
James Dashner, o autor, conseguiu fazer um trabalho que prendesse o leitor do início do livro até seu final, instigando seu público com um epílogo genial. A leitura é extremamente rápida e prazerosa, e a vontade de parar de ler é por pura obrigação de se ter de fazer outras coisas. Dashner também inseriu algumas palavras que soam estranhas de início, porém acabam fazendo sentido conforme a narrativa avança. O universo do livro evolui muito bem do início ao fim, assim como os personagens.
Minhas impressões foram bastante positivas, gostei muito de ler. O que me deixou um pouco incomodado foi a atenção dada ao livro pela editora na edição que eu possuo, pois há erros e situações que confundem a interpretação. Por exemplo, em alguns trechos, ao terminar a fala de uma personagem, não há indício de seu fim e na mesma linha há outras frases, cabendo ao leitor interpretar da forma correta as informações que foram jogadas no texto. Não há um travessão indicando o fim da fala. Outros erros, como artigos trocados e algumas palavras que deveriam estar no singular, também ocorrem.
É ruim quando se paga um valor alto por um livro, com uma história bacana, e a revisão dele não é bem feita. Enfim…
Há outros livros que continuam a jornada desses garotos, mas não tenho nenhum em mãos, então, não sei quando vou continuar essa história, mas super recomendo. É uma aventura muito bacana!
Aliás, é melhor correr e conhecer a história no formato de letras antes que o filme estreie!
Espero que tenham gostado e que continuem comigo.
Me acompanhem nas redes no menu à esquerda!
Obrigado e até a próxima página!

~~SPOILER~~

Pessoal, durante a leitura, fiquei com uma dúvida CRUEL! hehehe
Seguinte, no início, quando Thomas chega na Clareira, ele tem a impressão de ter visto uns 50 garotos. Só que, no decorrer da história, o Alby nos informa de que ele é o mais velho e está ali há 2 anos.
Até aí tudo certo, da pra imaginar que o Thomas teve uma primeira impressão errada. Porém, são 41 garotos que topam ir na batalha pela fuga, além dos que já estavam mortos e dos que resolvem ficar na Clareira.
Pelas minhas contas, seriam 24 garotos em 2 anos, incluindo o Thomas, Alby e Tereza, um total de 27. Então não haveria como ter tudo aquilo de gente em 2 anos, a não ser que os anos no livro tenham uns 30 meses…
Aí fica minha dúvida: É explicado isso nos outros livros, eu entendi errado ou é um erro do autor?
Se alguém souber, por favor me responda.
Tchau!

Atualização
A minha dúvida foi sanada pelo usuário Jinx Vengeance nessa resenha do livro que disponibilizei lá no Skoob. Jinx avisou que isso é abordado no livro A Prova de Fogo, em uma conversa entre alguns personagens. Agora me resta continuar a aventura de Thomas e cia...
Tchau.

Créditos das imagens:
http://literatura-aocontrario.blogspot.com.br/2013/11/resenha-maze-runner-correr-ou-morrer.html
http://renegadoscast.com/er-maze-runner-correr-ou-morrer/

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias