quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Golem & o Gênio

Chava é um golem, um ser criado através de magia, que tem como natureza as características dadas por seu criador. Ela é muito parecida com um ser humano normal, mas é feita de barro e tem uma ligação de obediência e servidão para com seu mestre. Pouco tempo após ser despertada, ela acaba perdendo sua ligação com seu mestre e, logo que sua ligação é desfeita, os sentimentos e pensamentos das outras pessoas a consomem, fazendo com que ela se sinta como se devesse resolver todos os problemas das pessoas a seu redor.
Após começar a se adaptar à vida comum dos humanos, conseguindo um emprego e se relacionando com outras pessoas, Chava começa a conseguir controlar seus impulsos e seus atos, a fim de não levantar suspeitas sobre sua origem. Afinal, ela é um ser perigoso e, com apenas um encantamento, pode ser destruída.
Ahmad é um djim, um ser feito de fogo, muito comum nos desertos sírios. Eles são invisíveis em sua forma natural, mas podem entrar no corpo de outros seres, numa espécie de possessão. Porém, estas visitas à outros seres podem causar sérios danos aos hospedeiros, além de prejudicar a si mesmos.
Estes seres de fogo podem se classificar em categorias, sendo os djins os superiores da raça. Quando enfraquecidos se recuperam no calor e um de seus pontos letais é o contato com a água, pois ela pode apagar o fogo, que é a essência deles.
Ahmad, há muitos anos, acabou sendo preso em um objeto por um tipo de mago ou curandeiro. Ao ser libertado por Arbeely, ele se descobre preso à forma humana, devido à uma algema de ferro em seu braço, e precisa de adaptar ao costume de viver em sociedade. Com um emprego numa oficina de consertos de utensílios que preenche seu tempo durante o dia, ele acaba tendo uma vida noturna levada à passeios pelas ruas e parques.
Ambos, golem e djim, não precisam se alimentar ou dormir. Quando se encontram, iniciam uma amizade estranha, cheia de desconfianças e fascinação, recheada de passeios inusitados no meio da noite. Enquanto vão se conhecendo, surgem dúvidas sobre suas origens, criador e captor, até que, em uma noite especial, uma situação perigosa se desenrola e a amizade de ambos acaba abalada.

O livro é bastante interessante. Tem uma pegada mais exótica, ambientada nas culturas judaicas e árabes décadas passadas, na cidade de Nova York. Todo o enredo é iniciado a partir da chegada de ambos protagonistas: o despertar da golem e a libertação do djim, então conhecemos o que eles são, como se incluíram à sociedade, quais as suas dificuldades, os problemas que enfrentam, os relacionamentos interpessoais e os conflitos interiores que travam. Por serem diferentes, é perceptível o contraste de uma personalidade em relação à outra.
É interessante notar que o livro é contado por vários personagens, partindo de vários pontos diferentes para chegarem em momentos que dão total sentido à sua inclusão no enredo. Tem vários personagens que, aparentemente, não tem importância para a história, mas que acabam se revelando influentes em determinados pontos chave. Não há desperdícios na criação de personagens, apenas algumas passagens que deixam a desejar, sem possuir muita importância para a história.
Contudo, o desenvolvimento da história e dos personagens é bem executado. Apesar dos poucos momentos massantes, o livro consegue entreter e contar um romance com elementos fantásticos bem divertido. A escrita da autora, Helene Wecker, e a intersecção das histórias faz com que a experiência seja agradável. O que me incomodou mesmo, foi a revisão do texto, que possui muitos erros gramaticais: palavras escritas erradas, artigos que não existem, incoerência entre sujeito e artigo ou verbo. Até palavras "grudadas" são encontradas. Em contraste a isso, o trabalho visual do livro está impecável! A capa é linda, o material é de ótima qualidade e as firulas são muito bem vindas.

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias