quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Os Goonies

Tá afim de embarcar numa aventura bacana? Cheia de histórias de piratas, ladrões e com fortes ensinamentos sobre a amizade? Então, Os Goonies é ideal para você!
O livro é uma transformação do filme de Steven Spielberg em texto, onde James Kahn retrara os fatos que se passam na história original. Kahn consegue manter o leitor preso nesta história do início ao fim e, se você já assistiu ao filme, é comum que as cenas sejam revisitadas em sua memória.
A história passa em uma cidadezinha, onde há um conjunto habitacional que "foi hipotecado" e as pessoas não conseguem comprá-los novamente. Uma espécie de clube dos riquinhos, dono das terras onde as casas foram construídas, está retirando todo mundo dali para aumentar seu espaço e melhorar seu clube.
As crianças do lugar, conhecidas como Goonies, começam uma aventura um dia antes de serem despejados, logo após descobrirem um mapa no sótão de uma das casas. A partir daí, o que eles achavam ser apenas uma simples brincadeira, começa a ficar mais perigoso e, o que eles achavam ser um simples mapa, vai se mostrando um verdadeiro caminho para a descoberta de uma das maiores lendas da região.
Durante todo o percurso dos meninos, eles precisam provar seus valores, como coragem e amizade, enquanto precisam resolver situações claustrofóbicas para alguns e assustadoras para outros. Em todos os atos, as crianças revelam-se inteligentes e espertas, mesmo que algumas coisas aconteçam por pura sorte. E todas as personagens são importantes, resolvendo enigmas ou ajudando o grupo de alguma forma.
Descrições e acontecimentos não são muito detalhados, mas isso não prejudica a história, pois temos a sensação de que o tempo não para e, mesmo nos momentos em que os garotos estão tentando resolver alguma situação, essa sensação continua. A história não perde o ritmo.
Intercalei a leitura entre duas edições diferentes: a edição comum e a edição de 30 anos. A diferença entre elas é somente estética, pois o miolo do livro é igual. A edição comum tem capa mole, com a imagem de uma caveira meio dourada e, na contracapa, tem o mapa que os meninos utilizam em sua aventura. A edição de 30 anos, possui capa dura, com o desenho de uma caveira menor, sem mandíbula, em um tom de bege. Essa edição traz o mesmo mapa da edição comum, só que avulso, e os escritos da parte de trás são em dourado. Tanto o trabalho de design quanto de revisão foram bem feitos.
Para quem gosta de aventuras infantis, no estilo de As Crônicas de Nárnia, Os Goonies vai agradar bastante. E é ideal também para quem está começando sua vida de leitor, pois tem uma leitura de fácil compreensão. Recomendo!
Você que já leu ou assistiu ao filme, o que acha d'Os Goonies?
Até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias