quarta-feira, 27 de maio de 2015

Laços do Espírito

Rose Hathaway retorna à escola depois de sua viagem à Sibéria e da tentativa de acabar com Dimitri, com o intuito de recuperar o tempo perdido para que possa se formar e se tornar, finalmente, a guardiã de Lissa Dragomir.

"Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto."
Fonte: Wikipedia

Após o suspeito presente que Rose recebeu, ela fica um tanto preocupada. No decorrer da história, ela fica sabendo de uma magia que poderia ser usada para trazer um Strigoi de volta à vida. Contudo, é uma ação muito perigosa de ser realizada, principalmente por usar muita magia e ter que ser praticada por um manipulador do espírito. Como só conhecemos algumas pessoas que sabem manipular este tipo de magia, nossas suspeitas caem em cima de Lissa e Adrian.
As suspeitas são bem claras, porém, sabemos que há outros manipuladores do espírito, mas estes 2 são os únicos que poderiam realizar tal feito de imediato. O problema é que Rose precisa de Robert para aprender sobre como fazer um Strigoi voltar a ser Moroi, ou Dampiro, e acaba-se por suspeitarmos de outros vampiros.
Apesar de dar uma volta enorme para que os protagonistas realizem o que devem, a autora consegue convencer bem com os motivos apresentados. Temos muita ação e aventura, assaltos a uma prisão de segurança máxima, passeios por Las Vegas e lutas, boas doses de humor, porém mais controlado, afinal, a história está mais sombria desde Promessa de Sangue, e uma trama bem desenvolvida.
Algumas séries longas acabam perdendo a graça depois de um tempo, principalmente pelo autor não conseguir inovar e trazer boas "jogadas" que façam o leitor se envolver e ficar interessado. Isso acontece, principalmente, por editoras quererem criar novas sagas e ganhar dinheiro. Quem sofre com isso são os próprios autores e editoras. Mas neste caso, Richelle Mead consegue desenvolver uma trama bastante interessante, que parte de um ponto muito bacana, que é o presente que Rose recebe no final do livro anterior; passa por acontecimentos esperados desde o primeiro livro, como a formatura dos estudantes e Rose como guardiã; até novos acontecimentos, como a descoberta de que Strigois podem voltar à vida; e um desfecho eufórico, um pouco óbvio, mas com acontecimentos inacreditáveis que nos deixam loucos pelo próximo título.
O desenvolvimento dos personagens continuam muito bem feitos, principalmente por já conhecermos a grande maioria há algum tempo, mas sempre são adicionadas novas características ou comportamentos sofrem alterações, em prol de termos personagens mais bem elaborados e que aparentem uma evolução visível.
A trama, apesar de dar uma volta muito grande e acabar em um ponto que já desconfiávamos desde o início, é bem interessante, com alguns acontecimentos que são muito importantes para o próximo título. É interessante como a autora coloca vários elementos na sua história e consegue resolve-los de forma satisfatória. Aparentemente, nada que está sendo incluído na trama é em vão. Tudo tem um motivo para acontecer e essas pontas se juntam de formas bem bacanas.
Achei um dos melhores livros da série, porém, há alguns pontos que não me agradaram muito, como a dramaticidade exagerada de Rose em relação a Dimitri. Isto ocorre desde o segundo, terceiro livro, e, se você conseguiu ler todos os outros, não terá problema nenhum com isso. Outra coisa que não me agradou foi a capa, que não consigo gostar desde o primeiro livro. Há alguns problemas em relação a revisão, mas nada que prejudique a leitura.
Recomendo a série para quem gosta de histórias com vampiros. Não é comparado à Crepúsculo, pois tem uma outra pegada, com uma história bem diferente da outra série.
E se você leu os primeiros livros, não custa continuar a ler esta saga. Não sentirá arrependimentos, pois é muito divertido, cheia de reviravoltas.
Deixe sua opinião sobre a série, sobre este livro, e até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias