quarta-feira, 13 de maio de 2015

Havenoon: A Profecia

Mais um livro de fantasia lido. Este é o livro de estréia da escritora J.B. Hahn e traz uma história fantástica que mistura elementos de RPG e cultura pop. Embarque nessa aventura brasileira, que tem início na minha terra natal...

Marine é uma jovem universitária que está terminando a faculdade e precisa desenvolver seu trabalho de conclusão. Para compensar este trabalho e as horas de estágio que necessitaria para conseguir se formar, ela embarca em uma viagem de exploração na Amazônia. Lá, ela acaba entrando em um lugar e abre um portal para um mundo novo: Havenoon.
Nesta aventura, Marine descobre que há uma profecia que menciona ela como uma possível salvadora daquele lugar, mas que, para isso, deverá aprender a lutar e arriscar a vida para manter a paz e a tranquilidade do povo de Havenoon.

As personagens do livro são bastante carismáticos, e o desenvolvimento de Marine é o mais bem trabalhado. De garota rebelde sem causa à uma guerreira que daria a vida pelos outros, percebemos nitidamente que ela evolui bastante, mesmo com alguns deslizes pelo caminho.
A trama é bem elaborada, porém, há alguns fatores que não, necessariamente, precisariam estar ali. Algumas voltas que os personagens dão, principalmente após o início da jornada dos guerreiros, me soaram como se fosse para "encher linguiça", pois não tinham necessidade. Os pontos principais destes momentos poderiam ter sido melhor aproveitados em outras partes, mas enfim... A história não se torna inferior por causa disso.
O texto tem muito de suspense, com alguns mistérios a serem resolvidos durante a viagem. Há alguns mistérios que acabam ficando óbvios, mas alguns acabam nos surpreendendo. Também tem boas doses de humor, com brincadeiras vindo da boca de vários personagens.
A fantasia está presente em vários elementos e faz tudo ser mais grandioso. Os elementos utilizados são da cultura pop, como os livros de Tolkien, por exemplo, ou jogos de RPG, que são citados algumas vezes. São encontrados bárbaros, anões, elfos, gigantes, magos, dragões, tudo o que um bom livro de aventura fantástica pode oferecer.
Os ambientes criados também são muito interessantes, com lugares que foram enfeitiçados para servirem de barreiras contra o mal. Nestes lugares, todos precisam se superar e resolver suas questões. As personagens são exploradas o tempo todo nessas partes da jornada e, por mais que alguns momentos possam parecer infantis, possuem um valor grande para o que está por vir. Inclusive, são valores muito bonitos a serem apresentados aos leitores. Ponto positivo!
Por mais que a grande maioria do livro tenha me agradado, achei que a história poderia ter ficado um pouco mais polida em alguns pontos e melhor desenvolvida em outros. Falas dos personagens concordando ou discordando de algo, em uma única cena, poderiam ser resumidas a "...e todos concordaram..." ou "... eles aceitaram, com exceção de...".
Outro ponto que me chateou foi a revisão do livro. Até entendo que escritores menores não conseguem bons revisores, mas isto é um problema que afeta, inclusive, as grandes editoras, então, poderia ter ganhado uma atenção extra e garantir uns pontinhos a mais do que os best-sellers da vida.
Apesar dos pesares, há momentos em que fica impossível largar o livro, pois ficamos presos na história. O final, apesar de "óbvio", faz umas jogadas com o leitor, fazendo-o acreditar em algo e depois se transforma. Outro ponto bacana!
A capa do livro é linda, e daria uma bela jacket (fica a dica). E tem uma edição que vem com um mapa de Havenoon. Infelizmente eu não tenho este mapa, mas ele parece ser bem bacana também. Aliás, tem um mapa menorzinho dentro do livro. E minha edição está autografada *-* Obrigado ao Jeff e à autora por terem me enviado o livro.
Espero ver mais livros de minha conterrânea sendo publicados e quero a continuação desta história pra ontem dona J.B. Hahn. Pode providenciar isso aí.

No fim das contas, gostei bastante da leitura e recomendo para os que gostam de aventuras e fantasia. Também recomendo o canal do Jeff, o único viking brasileiro que conheço. Então, não perca tempo e conheça-os!
Quem quiser saber mais do livro, pode acessar o blog.
Alguém aqui conhece este livro? Deixe sua opinião e até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias