terça-feira, 14 de outubro de 2014

Anjo: A Face do Mal

Comecei a leitura achando que o livro se trataria de horror e, como estou dando prioridade para leituras de horror, terror e morte, achei que cairia bem ler Anjo: A Face do Mal, do autor Nelson Magrini. Vejamos o que eu encontrei...

Já tinha este livro há muito tempo, não lembro quando exatamente, mas pensei que a premissa seria baseada no terror, devido a sinopse e a capa do livro. O mês do horror está aí e achei uma boa seguir com esta leitura, mas, no fim das contas, o livro se mostrou um pouco diferente do que eu imaginava.

A história começa revelando alguns pontos importantes sobre a criação do universo como um todo, baseado na divisão de uma das 3 forças existentes. Então somos levados para acontecimentos na Terra, onde o clima de horror começa a se desenvolver, porém a história se passa no ambiente celestial também, onde ficam os anjos e demônios e todas as outras criaturas que surgiram daquela divisão.
Temos de imediato, alguns assassinatos estranhos decorrentes de uma luz estranha, dos quais um policial precisa investigar e descobrir do que se trata. Então, somos levados ao ambiente onde vive Lúcifer, o único ser que fora gerado pela mesma força que está se dividindo e o único que já esteve naquela dimensão. Um arcanjo o visita pedindo uma posição sobre a possível nova divisão, mas Lúcifer só diz para não interferirem. Após, um outro ser o visita e faz o mesmo questionamento, porém Lúcifer não se alia a nenhum deles e resolve investigar o que está acontecendo na Terra, pois aquilo pode destruir qualquer ser, tanto homens quanto celestiais, e estar ligado diretamente com a questão da nova divisão.
Neste momento, mais um caso envolvendo a tal luz ocorre, e o policial, Rafael, vai até o local e descobre uma cena horrível, onde há muito sangue pelo prédio, escorrendo pelas paredes, ensopando o chão, e pessoas trucidadas em um cômodo. Do lado de fora, muitas pessoas acreditam que é um anjo celestial que resolveu visitar os pecadores terrestres. Ao mesmo tempo, Lúcifer se junta a um cara para que possa estabilizar sua passagem pela Terra e manter seus poderes mais fortes, enquanto investiga os casos.
Enquanto isso, tanto no domínio dos anjos, como no domínio dos demônios, está se armando uma guerra para determinar se a tal divisão da força deve ou não acontecer, onde anjos são contra a divisão e os demônios são contra os anjos para que possam descobrir o que está acontecendo com aquela força. Porém, há um grupo pequeno que começa a planejar acabar com os planos de ambos os lados, pois acreditam que ninguém deva interferir, assim como Lúcifer sugerira.
Os acontecimentos se tornam ainda mais estranhos, na Terra, quando um garota morre e retorna dos mortos, dizendo que um tal anjo de luz a visitou e a avisou que voltaria. Imediatamente a notícia se espalha e há alvoroço pra todos os lados. O que ninguém imaginava era que, a partir dali, o mal poderia ter tomado uma forma para se estabelecer naquela dimensão.

O livro é bem bacana, tem momentos de terror, ação e até comédia. O enredo é bem trabalhado, mas senti que alguns acontecimentos foram colocados apenas para fazer volume na história. A princípio, não vi nenhum motivo relevante para que estes acontecimentos estivessem ali, não fosse para o vilão ter mais reconhecimento de sua malvadeza, mas como há uma continuação do livro, pode ser que sirva para alguma coisa. Creio eu, que não.
Enfim... ainda em relação ao enredo, o autor criou muitas teorias e alternativas à grandes questões religiosas. Como, por exemplo, Lúcifer não é o próprio demônio e não é um cara mal, como dizem por aí, e Deus não vive com os anjos. Mas são alternativas criadas que são bem recebidas devido ao fato de como a história se desenvolve. Não quero ver fanáticos religiosos questionando um livro fantasioso criado para diversão apenas.
Os personagens não são muito aprofundados, mas temos algumas evoluções bem visíveis. O personagem mais bacana é o próprio Lúcifer, que chega a ser cômico com sua "arrogância e indiferença" para os acontecimentos. Ele é meu personagem preferido desta história. E os melhores diálogos se dão quando ele está presente.
Os anjos e os demônios e todos os outros seres não são os personagens principais da história, mas aparecem o tempo todo. Inclusive o próprio mal, quem deveria ser o grande vilão da história, acaba por se tornar um mero coadjuvante. Inclusive, há um personagem que recebeu grande atenção no livro, mas que não recebeu uma conclusão.
As tramas que aparentemente são desconexas, acabam por se encontrar em determinados pontos, mas fiquei com dúvida se a relação da nova divisão está ligada com os acontecimentos que envolvem a tal luz na Terra, ou se foram dois acontecimentos simultâneos mas independentes. Tenho a impressão que há uma relação entre elas, mas não sei bem ao certo.
Durante os últimos capítulos, a história se torna meio estranha, mas medonha em alguns momentos. E o final é curioso.Não sei se gostei do epílogo, mas é algo que eu imaginava que iria acontecer. Resta saber o que vai rolar em sua sequência.
Como disse no início do post, achei a capa interessante, mas me passou uma ideia meio errada do que o livro trata. Mas a capa em si é bacana.
O horror do livro não é aquele de dar medinhos, mas se encontra nas cenas por onde a tal luz passou. Se engana quem achar que o livro será mais assustador, como parece ser na primeira cena da luz.
Há alguns erros de gramática, palavras faltando, mas nada que estrague a leitura. Apesar de personagens rasos, um vilão que é coadjuvante e um personagem sem destino, gostei bastante, mesmo não sendo um livro de horror.

Eu estou gostando das minhas leituras para este mês. E você? O que está lendo durante o mês mais horripilante de todos? Deixe seu comentário, siga o blog e ajude a divulgar. O Blog Paginando agradece.
Até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias