quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Beijo das Sombras - Richelle Mead

O Beijo das Sombras dá início a saga de Rose Rathaway, uma meio vampira e meio humana, que estuda para ser a guardiã de sua melhor amiga, uma integrante da realeza dos vampiros. Vem comigo nessa aventura vampiresca que é o prato de entrada ao universo da Academia de Vampiros de Richelle Mead.

A Academia de Vampiros é um universo onde vivem quatro raças: humanos, vampiros bons (chamados Moroi), vampiros maus (chamados de Strigoi) e um híbrido de vampiro e humano, conhecidos como Dampiros. Os vampiros Moroi e os dampiros vivem em comunidades e em harmonia, juntamente com os seres humanos. Dampiros geralmente são designados a trabalharem como guardiões dos Moroi, para protegerem-os dos vampiros Strigoi.
Os seres Moroi, assim como os Strigoi, se alimentam de sangue, mas ao contrário deles não matam para sobreviver, apenas bebem sangue de humanos e dampiros que se dispõem a doá-lo. Já os Strigoi bebem sangue de humanos, dampiros e Moroi, quase sempre levando a morte deles, ou ocasionando na sua transformação em Strigoi. Os dampiros se alimentam de comidas normais.
O enredo se desenvolve na Escola São Vladimir, uma escola noturna para dampiros e Moroi, que estudam juntos, mas se especializam em coisas diferentes, enquanto os dampiros estudam para se tornarem guardiões, os demais se especializam em suas magias e para conseguir cursar a faculdade e trabalhar em outras áreas. E foi desta escola que Rose e Lissa Dragomir, sua melhor amiga, fogem.
A história começa com a captura e o retorno das meninas à escola. A partir daí temos muito humor, uma Rose mandona e birrenta, uma Lissa assutada e com inimigos que querem fazer de tudo para acabar com a reputação das moças (que já não era lá grande coisa). Como passaram muito tempo dora da escola, elas precisam recuperar o tempo perdido e ganham matérias extra classe para conseguirem alcançar os colegas. As aulas extras de Rose são, em sua maioria, de defesa e ataque com o instrutor Dimitri Belikov, um russo que será designado a guardião de Lissa quando ela se formar, e também o bonitão sexy por quem Rose acaba tendo uma quedinha.
Lissa é a última da linhagem Dragomir, após perder os pais e o irmão em um acidente de carro, do qual ela e Rose sobreviveram, e pertence a uma das famílias reais mais importantes da política Moroi. E Rose é a melhor aposta para ser sua guardião, após Belikov, caso consiga se tornar guardiã, é claro, e melhorar seus modos. Também parando de se meter em tantas confusões.
Envolto a muitos mistérios, Rose e Lissa possuem uma peculiaridade, Rose consegue entrar na mente de Lissa e ver tudo aos olhos dela, e sentir o que se passa com a amiga, enquanto Lissa consegue curar e salvar animais mortos, o que acaba atraindo a atenção de pessoas de má índole. Então acabam descobrindo que esse "dom" é uma espécie de elemento, como os outros que podem ser manipulados pelos Moroi, porém muito raro e desconhecido pela maioria dos vampiros.
Esse "dom" é o pano de fundo do livro, e o motivo de coisas estranhas acontecerem ao redor delas na escola. Com grandes doses de humor, alguns romances, agitação e intrigas típicas do cotidiano dos adolescentes, a autora cria um universo sombrio, humorado e divertido, mesmo tratando de um tema batido.
Rose Rathaway é a narradora da história e a protagonista, e sua habilidade de enxergar o que Lissa vê adiciona à trama aspectos interessantes sem que a protagonista esteja presenciando o fato pessoalmente, e isso a ajuda a proteger nem sempre a amiga de qualquer coisa ruim que possa acontecer.
O livro é legal, mas não é o melhor da série, porém tem um bom enredo e consegue prender o leitor. As revelações no final do livro dão sentido ao título, os fatos são amarrados e estão ali por algum motivo. Os personagens são bem legais, bem estruturados, por mais que Lissa pareça uma patricinha mimada, toda certinha e meio chata às vezes, sempre tentando manter uma postura de aspirante à realeza. Rose tem momentos muito divertidos, com sua personalidade forte e humorada, mas enche o saco, às vezes, com sua arrogância e obsessão em proteger Lissa de tudo. Os outros integrantes do elenco do livro também são carismáticos, cada um com suas características únicas.
Em minha edição não haviam muitos erros, o que já me deixou mais feliz. O que não gostei foi da capa, que não ajuda a deixar o público com gostinho de curiosidade. Achei a capa bem sem graça e não chama atenção, sem dizer que não tem relação com o conteúdo do livro. Parece que escolheram uma capa aleatória e colocaram no livro. Acho a capa do livro bem importante, tanto quanto o conteúdo dele. Uma pena não terem dado mais atenção nesse aspecto do livro. E o pior é que o mesmo estilo se segue nos outros volumes.
Enfim, mesmo com a capa feia sem graça, vale a leitura, principalmente pela história ser divertida e melhorar a cada livro. Tem um bom planejamento nos fatos, a relação dos acontecimentos é bacana e deixa a curiosidade tomar conta do leitor. A narrativa é muito boa.
Eu gostei, me diverti e recomendo para quem gosta de leitura fácil, rápida, com vampiros (não como os de Stephenie Meyer, esses não brilham e não curtem muito um banho de sol), boas doses de aventura, suspense e romance.
E você que já o leu, gostou?
Deixe seu comentário e compartilhe nas redes. Até a próxima página!

Se quiserem me seguir nas redes, os links estão no topo do menu à esquerda.
Tchau.

Créditos das imagens:
http://www.sebentadigital.com/2010/11/03/o-beijo-das-sombrasde-richelle-mead/
http://tudu-juntu-e-misturadu.blogspot.com.br/2013/08/resenha-do-livro-o-beijo-das-sombras.html
http://whosthanny.com/resenha-o-beijo-das-sombras-academia-de-vampiros-1

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias