domingo, 23 de novembro de 2014

Tocada Pelas Sombras

O terceiro livro da série Academia de Vampiros, da escritora norte americana Richelle Mead, é Tocada pelas Sombras, que traz de volta os medos de um homem que já ameaçou sua amiga Lissa, enquanto os Strigoi desejam vingança.

Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, anunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Em uma batalha, Rose viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga.
- Wikipedia

Neste terceiro livro, vemos uma evolução significativa na trama de Mead. Os personagens, já bastante explorados, se mostram fortes e interessantes de formas diferentes. Lissa está mais esperta e inteligente, conseguindo a empatia do leitor. Rose está bem mais engraçada, mesmo com seus ataques inconsequentes e sua paixão enlouquecedora por Belikov. Por sua vez, Dimitri Belikov está do mesmo jeito, sempre dando suas lições sobre os perigos e tudo mais. Christian e Adrian ganham maiores participações e se firmam como membros importantes na história.
As relações inter-personagens estão mais interessantes, principalmente a de Rose e Dimitri que evolui neste livro para algo mais concreto. Christian e Lissa também tem seus trancos e barrancos, mas é visível a evolução do casal. Adrian é o cara mais bacana do livro, não pelos vícios que tem, mas pela forma de tratar as situações com ar de zombaria e parecer não estar nem aí para as coisas.
O enredo se desenvolve um pouco devagar no início do livro, mas vai criando a atmosfera de forma bem natural, envolvendo o leitor na história. A autora tem o cuidado de colocar certas coisas em momentos bem interessantes do livro. E apesar de estarmos novamente na São Vladimir, não sentimos a mesma sensação do primeiro livro, pois aqui a história começa a ficar muito mais perigosa para todos os Moroi.
Com as ameaças dos Strigoi mais perceptivas na comunidade vampira, desde os acontecimentos em Spokane, todos os Moroi precisam estar mais seguros, e, com a ajuda dos humanos, os Strigoi estão mais perigosos, principalmente pela união desses seres das trevas, que era algo inimaginável para os demais vampiros.
As cenas estão bem detalhadas, mas não chegam a ficar chatas. Assim como nos demais livros, Rose consegue saber alguns pontos chaves da história enxergando pelos olhos de Lissa. Acho interessante essa característica das duas, e a autora foi esperta em conseguir usar esse poder de "comunicação" delas.
Há algumas práticas realizadas durante este livro que levantam uma série de questões proibidas, digamos assim. Moroi aprender a lutar é uma delas. E esse fato é provado um pouco mais pro final do livro, quando acontece uma batalha, onde percebemos que os Moroi podem fazer muito pela sua própria segurança. Esta questão do aprendizado de autodefesa pelos Moroi é uma questão que é tratada daqui pra frente, nos demais livros.
O final do livro é bem interessante e inesperado até os capítulos finais. Quando chegamos a determinada situação, já descobrimos o que vai acontecer, mas mesmo assim é um pouco triste. Por mais que dê um ar de alívio, ficamos surpresos com a coragem da autora.
Muito embora ainda hajam 3 livros da série Academia de Vampiros, este é um dos poucos que temos um pouco mais de atrevimento da autora. O próprio final deixa isso bem claro, por mais que saibamos que a sequência direta deste será sobre esse acontecimento final.

Eu gostei bastante deste livro. A série é muito bem escrita e desenvolvida. Apesar dos tropeços da edição de TODOS os livros e das capas feias (ainda não entendi qual a moral dessas capas que não tem nada a ver com a história dos livros), é uma série interessante e divertida, principalmente pelas sacadas de humor existente em praticamente todo o texto de todos os livros. Pra quem gosta de romances com vampiros, com pitadas de humor e aventura, é um prato cheio.

Tem post dos livros anteriores aqui no Blog Paginando e você pode conferir clicando em O Beijo das Sombras e Aura Negra.

O que você achou de Tocada Pelas Sombras? Deixe seu comentário e ajude a divulgar o blog indicando para os amigos. Até a próxima página!

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias