sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Vamos assistir um livro? (atualizado)

Nos últimos anos, recebemos uma grande quantidade de filmes que foram adaptados de livros. Para o cinema isso é muito comum e agradável, pois os best-sellers são os escolhidos para serem adaptados e já contam com um público fiel, o que provavelmente garantirá alguma quantidade de lucro, objetivo final de todo esforço. Porém, nem tudo são letras desenhadas e bonitinhas, e algumas destas adaptações acabam desagradando a grande parte de seus espectadores e fãs.
Algo do tipo ocorreu com o filme baseado em Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare, que prometia ser uma grande adaptação e se tornar a nova franquia queridinha das telonas, como Jogos Vorazes ou Divergente. Resultado: decepcionante.
Em contrapartida, temos obras que foram bem recebidas pelo público, como as superproduções de Harry Potter, ou até algumas mais modestas como As Vantagens de Ser Invisível ou Laranja Mecânica.
Todos sabemos que existem grandes problemas em se adaptar uma mídia para outra. Há questões como verba, público alvo, profissionais envolvidos, tempo de produção, etc. E a grande maioria possui algum deslize, mas se o restante da obra é coerente, acabamos por aceitar esses erros. O que causa frustração quando ocorre o contrário.
Hoje em dia, temos certo receio quando descobrimos que nosso livro ou jogo preferido irá para as telonas. Não há garantias de que a adaptação será fiel ao conteúdo original, nem se ficará bacana neste formato. Sentimos medo que nosso xodó seja estragado nas mãos de algum ser.
Então, nos resta nos prepararmos para as adaptações de livros que vem chegando aos cinemas. Peguem as pipocas e guardem os lenços no bolso, para o caso de aparecer alguma coisa indevida no telão.

The Maze Runner
Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, o jovem Thomas é abandonado em uma comunidade formada por garotos após sua memória ter sido apagada. Logo ele se vê preso em um labirinto, onde será preciso unir forças com outros jovens para que possa escapar.
O filme baseado na obra de James Dashner vem causando alvoroço por parte dos fãs. É uma das adaptações mais aguardadas do ano. Na minha opinião, está com cara de que será um bom filme, de acordo com com os trailers divulgados, mas as cenas no labirinto estão me deixando com um pé atrás. Espero estar enganado.
O filme estréia no dia 18/09.

Garota Exemplar
Sinopse: Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
Não conheço a história do livro nem vi nenhum trailer do filme, que chega às telonas em 02/10.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
Sinopse: Após sobreviver por duas vezes aos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) servirá como símbolo de uma revolução iniciada no Distrito 13. Além de ter que manter sua imagem de ícone, a jovem ainda precisa se preocupar em defender sua mãe e sua irmã no meio da guerra.
Talvez a adaptação mais esperada de 2014. Jogos Vorazes se prova como uma franquia que deu certo tanto nas páginas quanto nas telas, levando muita gente ao cinema e arrecadando muito dinheiro. O que prova a teoria de que com as ferramentas certas, tudo é possível. Este filme é baseado na primeira metade do livro A Esperança. Teremos ainda um quarto filme para encerrar a franquia de Suzanne Collins.
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 chega ao cinema no dia 21/11. Estamos ansiosos e com expectativas altíssimas.

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Sinopse: O filme conclui a jornada épica do hobbit Bilbo Bolseiro, que se junta ao mago Gandalf e aos treza anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido dragão Smaug.
Este é o terceiro filme baseado na obra de Tolkien, O Hobbit, outro exemplo de grandes adaptações para o cinema. Nas mãos do já adorável Peter Jackson, que também trabalhou nos filmes da trilogia do Senhor dos Anéis e também nos 2 filmes anteriores de O Hobbit, temos uma certa confiança de que tudo sairá bem e de que ficaremos satisfeitos com o resultado.
O filme chega no dia 11/12 aos cinemas.
Ainda não li o livro, mas os filmes estão épicos e a crítica está elogiando muito.

Outras adaptações que chegarão em breve serão dos livros Quem é você Alasca?, Insurgente, Fallen, Sombra e Ossos, Animais Fantásticos e Onde HabitamDestino, entre outros.
Ainda me pergunto se o cinema continuará essa mania de produzir grandes blockbusters a partir de material já existente, ou se tomará um novo rumo e investirá em conteúdos novos e originais. Em minha opinião, mais do mesmo já está ficando chato.
Qual a adaptação que você está mais ansioso para ver? Comente, divulgue e me siga nas redes sociais. Até a próxima página!

Atualização
A Paris Filmes confirmou a antecipação da estréia de Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 para dia 19/11. Com essa informação, o Brasil será o primeiro país a exibir o filme nos cinemas, assim como foi com a exibição de Jogos Vorazes: Em Chamas que chegou por aqui uma semana antes do resto do mundo.

Créditos:
As sinopses foram retiradas do site http://adorocinema.com, com exceção da sinopse de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, que foi retirada do site http://cinema10.com.br
Imagem da capa:
http://galerarecord.blogspot.com.br/2014/01/papos-de-sexta-livros-ou-filmes.html

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias