terça-feira, 22 de julho de 2014

Extraordinário

Sabe quando você pega um livro e se apaixona desde o início da história? Isso aconteceu comigo quando coloquei as mãos em Extraordinário, de R.J. Palacio, que faz jus ao seu título, então segue comigo que vou falar um pouco da minha experiência...
Eu conheci o livro quando li uma resenha ou vi um vídeo resenha, não lembro bem, e depois descobri que o livro era bastante popular, pois eu vi resenhas em vários blogs e vlogs. Achei interessante e resolvi conferir, já que todos falavam bem do livro. E eu concordo com todos eles.
A história gira em torno do Auggie que é uma criança super azarada por ter nascido com uma doença raríssima, e por conta disso, possui uma deficiência física no rosto. Ele tem uma família que o ama muito e o protege a todo custo, mas, um dia, resolvem que é hora do pequeno Auggie começar a frequentar uma escola comum e não mais estudar em casa. De início o garoto não gosta, mas depois resolve encarar o desafio.
Nesta escola, como já era de se esperar, ele fica meio que sozinho e sofre com a zueira dos coleguinhas. O bullying básico. Ele faz alguns amigos, alguns inimigos, tem momentos felizes e tristes, coisas típicas da vida normal de qualquer um. E é aí que a autora consegue fazer com que o protagonista se torne um personagem tão incomum e ao mesmo tempo tão normal, como qualquer pessoa.
A autora dividiu a história em capítulos de acordo com o ponto de vista dos personagens, algo que ocorre também em A Guerra dos Tronos, só que com subcapítulos, então, temos vários pontos de vista diferentes dos fatos, o que nos ajuda a ver a história de vários ângulos, e descobrir que não apenas o Auggie, com sua doença, tem suas dificuldades, mas as pessoas a sua volta também possuem problemas e conflitos que não fazem parte do sistema em volta do protagonista.
Na história, a autora mostrar que a aparência diferente das pessoas é algo superficial, e que o que importa mesmo é o que se sente. Não é porque o Auggie tem um doença que estragou sua aparência que ele é uma pessoa menos feliz. Uma história que seria triste aos olhos dos outros pode ser, em simultâneo, triste e feliz como qualquer outra, indiferente das deficiências do indivíduo.
Os personagens são ótimos e evoluem de forma bem bacana. A enredo é ótimo, com um ritmo bom, a leitura é fácil e flui tranquilamente. Tem algumas sacadas bacanas e alguns diálogos muito divertidos. É um livro que tem um humor legal também. A autora não peca na escrita, apesar do final ser meio clichêsão. Mas o clichê, ali, cola e é bacana. É um ponto emocionante e divertido. O livro nos faz sentir um monte de coisas durante a leitura. E o Auggie é fã de Star Wars!
Adorei essa história.
Uma coisa que eu encontrei na minha edição foi algo completamente surpreendente! Eu nunca havia presenciado um fato desses. Não bastasse haver um erro aqui e outro ali, um capítulo inteiro do livro estava sem formatação. Um grande descuido com um livro tão bacana e um desrespeito enorme com o leitor. Não há início de frase com letra maiúscula, todos os nomes próprios não iniciam com letra maiúscula, não há indicação das falas... O ponto de vista de um personagem é afetado inteiramente com esse problema. É ridículo de ver! Que coisa feia hein Intrínseca!
Enfim, sem esse problema bizarro, o livro é maravilhoso. É um drama extraordinário! Vale a pena conhecer e compartilhar do mundinho do Auggie. Então, se puder, leia-o!
Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários e ajude a divulgar! O Blog Paginando agradece.
Se quiserem me acompanhar nas redes, os links estão no topo do menu à esquerda.
Até a próxima página!
Créditos das imagens:
http://fansbr.com/confirmado-livro-extraordinario-virara-filme/
http://www.resenhasealgomais.com.br/2014/01/livro-extraordinario-r-j-palacio.html
http://stroiza.com.br/book-sessions-extraordinario-r-j-palacio/

0 comentários:

Postar um comentário

diHITT - Notícias